quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Crê somente...


Ontem tive a oportunidade de pregar sobre Marcos 5, versículos 35 e 36. Ali estava um homem vivendo um dilema extraordinário. Daqueles que nós vivenciamos em diferentes graus de dificuldade e urgência e aonde a decisão é somente nossa. O texto diz assim:

"Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?
 E Jesus, tendo ouvido essas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente."

O nome desse homem é Jairo. Um personagem importante da elite política-religiosa dos judeus na época do ministério terreno de Jesus Cristo. Creio que Jairo não poupou recursos nem influência para tentar solucionar o problema que o afligia e à sua família, mas a terrível situação fugiu ao seu controle. Estamos falando da enfermidade de sua filhinha de quase 12 anos que se agravou e chegou a comprometer a vida da criança.
Jairo era personagem ilustre, mas não arrogante ou soberbo. Sem hesitar o chefe da sinagoga correu aos pés do Rabi galileu. Literalmente, Jairo não se importou com posição ou olhares críticos, prostou-se aos pés de Jesus e expos-lhe o motivo da sua aflição. Chegamos ao texto bíblico acima. Jairo diante de duas opções, uma natural e outra sobrenatural. Diante de um fato concreto: "A tua filha está morta", uma palavra de esperança "Não temas, crê somente."
Naquele instante que pareceu uma eternidade, Jairo teve que optar em dar as costas para Jesus, descepcionado: "...para que incomodas o Mestre?" diziam os de sua casa; em outras palavras, ele não pode fazer mais nada!
Você já passou, ou está passando por um momento como esse, tendo que "em esperança, crer contra a esperança" (Rm 4:18) ?
Saiba que o terreno da impossibilidade é o território de Deus agir! Você chegou ao final das suas possibilidades e recursos? Resta-lhe uma opção: Crer, somente!
Jesus, o Deus encarnado disse a Jairo: "Não temas!". Estas palavras nos remetem a Isaías 10:41,
 "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."
Jairo tomou a decisão certa e foi com Jesus à sua casa onde o aguardavam chorosos os seus conhecidos e familiares, prontos para a cerimônia fúnebre.
Todos riram quando Jesus pronúnciou a palavra de esperança sobrenatural. É assim que acontece quando compartilhamos a esperança invisível, mas real, da nossa vitória com aqueles que acompanharam o nosso drama pessoal e sabem que humanamente não há solução! Acham até que estamos passando por um surto psicótico; delirando, e deixam escapar um riso de frustração.
Jesus chamou Pedro, Tiago e João para adentrar ao quarto, transformado em velório. Chamou Jairo, mas também chamou a mãe da menina. A vitória não seria somente de Jairo, seria da família.
"Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te. E logo a menina se levantou e andava!"
E então, como você vai se posicionar diante do dilema que você está vivendo? A vitória da família de Jairo pode ser a sua vitória, pois o Deus das Escrituras, da Bíblia, é o mesmo; "nEle não há mudança, nem sombra de variação".

Não tema, CREIA SOMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário